-
Arquitetos: TRAANSPACE
- Área: 1770 ft²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Vinay Panjwani
-
Fabricantes: Akar Aluminium, American Standard, Baba Marbles, Exposed concrete rendering, Grohe, Shreenath Bricks
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em um bairro comum da cidade de Vadodara e cercada por lotes vizinhos tanto residenciais como comerciais, a Casa Pátio Flutuante é uma resposta ao desejo do cliente por uma casa única e funcional. Nascida da simplicidade e do minimalismo, ela se destaca de forma marcante e harmônica com o ambiente. O resultado é uma casa que o proprietário pode chamar de lar. Com o passar do tempo, as casas estão se tornando cada vez maiores e, em ocasiões como esta, é preciso pensar além do usual. O cliente queria uma casa de cinco quartos em um terreno extremamente compacto de 165 metros quadrados. O terreno, descontados os recuos obrigatórios, tem a área mínima para a construção de uma casa.
E assim começamos nossa jornada de planejamento desta casa com a busca de um espaço central que une todos os espaços em todos os níveis. Um espaço aberto comum, para a família se reunir e interagir. A partir disso criamos o conceito de um pátio no primeiro andar. Uma ideia interessante de um pátio de pé-direito duplo, com vista para todos os espaços internos, que pode nos ajudar a criar uma experiência única para os usuários. Desenvolvidas de acordo com os princípios vastu, as áreas comuns da casa se desdobram em um plano aberto com áreas de estar, jantar e cozinha abertas. As aberturas generosas nas paredes voltadas para o norte e leste resultaram na inundação do espaço com a luz do dia, além de capturar o verde exuberante dos vasos do lado de fora. O quarto dos pais na parte traseira se estende até o limite do lote, criando um recanto aconchegante para a sala, além de fornecer luz e ventilação. A escada minimalista em concreto aparente com degraus de madeira envolve lindamente o pátio flutuante que leva ao nível superior, proporcionando uma vista do pátio.
No primeiro andar, a sala de estar da família se abre para o pátio de um lado, dando-lhe uma conexão visual e física direta. Para evitar o isolamento do quarto principal do outro lado, é criado um eixo visual entre o quarto, a escada e o pátio. O canteiro na parte traseira dá ao quarto um caráter dinâmico e agradável. Uma abordagem semelhante é empregada para o quarto do filho, que fica acima do quarto principal, no nível do segundo andar. O grande assento da janela do quarto com vista para a escada emoldura uma vista magnífica sobre o pátio com as pérgulas. O quarto culmina do outro lado com uma varanda linear forrada com floreiras que trazem luz ao longo do dia e também funcionam como um espaço de descanso. O quarto de hóspedes tem varandas em ambos os lados, uma com vista para o pátio e outra para a rua. Escondida em um espaço apertado de um metro e vinte centímetros, uma escada metálica atua como um elemento surpresa conectando o segundo andar ao nível do terraço.
Esses espaços interiores, cuidadosamente projetados e conectados, proporcionam ao usuário uma experiência muito distinta, difícil de se conseguir em um terreno tão apertado. A luz desempenha um papel importante no design desta casa. Ele adiciona uma dimensão diferente aos espaços internos com variações poéticas ao longo do dia. Com uma parede comum no lado oeste e bangalôs adjacentes no lado leste e sul, a entrada de luz natural tornou-se primordial. A luz do norte entra na casa pelo pátio mantendo a casa inundada de luz natural e a pérgula no topo do pátio a sensação do passar do tempo é percebida facilmente ao longo do dia. Apesar da rigidez do envelope do edifício, o projeto aborda o movimento da luz e do ar de maneiras que proporcionam uma jornada experiencial pela casa.
O volume, em sincronia com o planejamento, evoluiu em torno do pátio flutuante. O vazio do pátio na fachada é equilibrado por uma massa sólida de tijolos que projeta sombras dramáticas em vários espaços. Ao contrário dos tempos atuais, a casa é construída com o método de construção de tijolos aparentes. As grossas paredes de tijolo proporcionam um conforto térmico razoável no interior da casa, tornando-a climaticamente responsiva. Alguns elementos de concreto são adicionados na forma de saliências e abrigos climáticos para completar o projeto. Os tetos são em concreto aparente e o piso é feito em pedra kota cinza. Os móveis em madeira completam a paleta de design natural. Juntos, o volume, o projeto da casa, a forma como o pátio é introduzido nela, os métodos naturais de construção, os materiais utilizados e a forma como cada espaço atrai luz e ventilação, bem como a forma como se conectam com o pátio, apresentam uma experiência de tirar o fôlego que é difícil de imaginar em um terreno tão pequeno.